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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O ABC da Terapia da Fala


Afasia - perturbação da linguagem resultante de uma lesão cerebral que compromete vários aspectos da comunicação, nomeadamente a expressão e a compreensão de material verbal oral, a leitura e a escrita;

Afonia - ausência de voz, por inexistência de movimentos vibratórios das pregas vocais quando se pretende falar. Pode ser episódica ou permanente;

Agrafia - perturbação adquirida da escrita (capacidade de programar o processo gráfico), secundária a lesão neurológica;

Alexia - perturbação adquirida da leitura, causada por uma lesão neurológica que pode ser definida como a incapacidade total ou parcial na compreensão de material escrito;

Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (ADL) - aquisição mais lenta das competências normais da linguagem em relação ao esperado, para crianças da sua idade cronológica. A linguagem é quantitativa e qualitativamente diferente da de outras crianças da sua idade;

Disartria - perturbação da articulação resultante de lesão no sistema nervoso central ou periférico. Afecta também a respiração, deglutição e fonação;

Disfagia - perturbação da deglutição resultante de lesão neurológica;

Disfonia - toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão vocal que impede a produção natural da voz;

Dislexia - perturbação que se manifesta na dificuldade em aprender a ler e ler, apesar de o ensino ser convencional, a inteligência adequada, e as oportunidades sócio-culturais suficientes;

Disortografia - perturbação do desenvolvimento na utilização de processos ligados à produção da escrita. Conjunto de erros da escrita que afectam a palavra mas não no seu traçado ou grafia;

Gaguez - perturbação do ritmo e fluência normal da linguagem caracterizada essencialmente por repetições, alongamento de sons e sílabas e por interrupções no débito verbal bem como pela significativa variação destes sintomas em função das condições de interacção social;

Taquifémia - perturbação no ritmo e na fluência verbal com aceleração do débito;

Perturbação Articulatória - dificuldade na produção dos aspectos motores do discurso, ou uma incapacidade para produzir determinados sons do discurso. Uma perturbação articulatória acontece quando o padrão articulatório da criança, desviado fonemicamente do padrão normalmente aceite pela comunidade linguística adulta daquela língua, persiste além da idade esperada;

Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) - lentidão, limitação ou outra falha do desenvolvimento da linguagem em crianças que não evidenciam perturbações neurológicas ou psiquiátricas e em que as dificuldades na linguagem não são secundárias a uma surdez. Dificuldade de aprendizagem da linguagem, não aprendem facilmente e sem esforço.

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