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segunda-feira, 14 de março de 2011

Dislexia

Quando falamos em dislexia não podemos deixar de começar por falar em leitura e escrita... que é das principais dificuldades apresentadas por uma criança disléxica.

A leitura e a escrita constituem estratégias complexas que a maior parte das crianças domina sem dificuldade, desde que atinja um determinado grau de maturidade e exista um ambiente pedagógico favorável. No entanto, quer a leitura quer a escrita podem transformar-se num quebra-cabeças para crianças que. embora sendo totalmente normais noutras áreas de desenvolvimento, apresentam problemas específicos de leitura e escrita.



A dislexia é, talvez, a causa mais frequente de baixo rendimento e insucesso escolar. Na grande maioria dos casos não é identificada, nem correctamente tratada.
Não existe ainda uma definição universal de dislexia, mas em 2003 a Associação Internacional de Dislexia adoptou a seguinte definição: "Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais.

A dislexia é provavelmente a perturbação mais frequente entre a população escolar, sendo referida uma prevalência entre 5 a 17,5%. Não existem no nosso país estudos sobre a prevalência. No que concerne à distribuição por sexo, é referido por vários autores uma distribuição igual em ambos os sexos.

É frequente a comorbilidade com outras perturbações:
  • Perturbação da Atenção com Hiperactividade (ADHD) - mais frequente;
  • Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL);
  • Discalculia;
  • Perturbação do comportamento;
  • Perturbação do humor;
  • Perturbação de oposição;
  • Desvalorização da autoestima.
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Uma criança com dislexia pode manifestar diferentes características que não têm de ser exactamente iguais às referidas na literatura, cada criança é únicalogo as características podem variar. Assim pode mos dividir as características por dois grupos: comportamentais e escolares.
Dentro do primeiro grupo, encontramos a ansiedade como traço comum, que pode-se manifestar-se de formas diferentes de acordo, mais uma vez, com a criança. Podemos observar uma criança com um baixo autoconceito, condutas típicas de etapas ou anos anteriores e perturbações psicossomáticas (problemas de sono, problemas digestivos...). No outro extremo podemos estar perante uma criança que tenta compensar o seu seu problema ou fracasso escolar através da busca de popularidade ou manifestando comportamentos agressivos para com os colegas.
A maioria das crianças disléxicas mostra-se insegura ou excessivamente vaidosa e, em consequência do seu problemas escolar, exibe uma atenção instável, consequência da fadiga que advém do empenho na superação das dificuldades e uma grande falta de interesse pelo estudo, dado que geralmente o rendimento e as classificações baixas provocam falta de motivação e curiosidade.

As principais características escolares são observáveis, essencialmente, na leitura e na escrita, ainda que também sejam observáveis dificuldades na matemática (manipulação dos símbolos numéricos), história (problemas em captar as sequências temporais), geografia (dificuldades no estabelecimento de coordenadas) e geometria (dificuldades nas relações espaciais). De forma geral, a leitura das crianças disléxicas é lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusões quanto à ordem das letras.




Com uma correcta e completa avaliação é possível perceber quais as dificuldades da criança e qual o trabalho que precisa de ser realizado. Em caso de dúvida não hesite em procurar um Terapeuta da Fala, não vamos logo colocar o rótulo de preguiçosa na criança. Pois temos sempre de ter em consideração que o saber ler constitui uma das aprendizagens mais importantes, porque é a chave que permite o acesso a todos os outros saberes.


Teles, 2004
Torres & Fernández,1997
Snowling, 2008

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